domingo, 1 de julho de 2012

Querem "hackear" o cérebro de Stephen Hawking

Na Universidade de Cambridge, no próximo mês cientistas darão a conhecer uma experiência que promete dar um salto nos estudos biomédicos. Pesquisadores desenvolveram um dispositivo chamado iBrain (iCérebro) que pretendem conectar ao cérebro de Stephen Hawking de maneira que seja possível aproximar-se ao máximo do funcionamento interno de uma das mentes mais incríveis de nosso tempo.

 O célebre autor de "Breve História do tempo" padece, há várias décadas, de um transtorno degenerativo cerebral que provoca, entre outras limitações, a capacidade de controlar as funções motoras ou da fala. As restrições vindas com a doença não o impediram de desenvolver algumas das mais revolucionárias teorias da Física moderna. Ao "hackear" o cérebro de Hawking, o pesquisador Philip Low pretende efetuar um by-pass do sistema corporal de Hawking para conectar com sua atividade cerebral que, presumivelmente, funciona a um nível acima da maioria dos humanos.

O objetivo é transformar esses impulsos em fala e movimento. Essa tecnologia leva bastante tempo em desenvolvimento, mas até agora os resultados tem disso diversos. Desta vez, a demonstração será feita em público com Stephen Hawking que deverá mostrar suas "habilidades mentais"


Sem comentários:

Enviar um comentário