sábado, 18 de agosto de 2012

Vídeo de policiais abrindo fogo contra os mineiros na África do Sul

Vídeo que mostra Policiais do batalhão de choque da Africa do Sul abrindo fogo contra mineiros grevistas armados com facões e paus na mina de platina Lonmin’s Marikana, onde morreram uma dúzia de homens e feriram outras 78 pessoas. O vídeo mostra a polícia abrindo fogo sobre um grupo de homens que corre em direção a eles. Sou policial a 16 anos aqui no Rio de Janeiro, e digo que num caso desses não tem escolha, não podendo colocar a vida dos policiais em risco. Poderia pelo menos ter colocado os policiais com armas não letais, mas mesmo assim, ainda correriam risco, seria perigoso, já que o pessoal da mina estava indo de encontro a eles e armados de fações, paus e pedras.

13 comentários:

  1. nossa, primeiro nao questiona a ordem (tipo os nazistas tinham escolha em sair matando ou so obedeciam ordens ?) e segundo, pq nao usa uma munição não letal ?

    ResponderEliminar
  2. Caraca...

    Os caras queriam o que também, li a respeito e até entendo as reivindicações deles, mas correr ao encontro das armas é demais até para o Batman....

    ResponderEliminar
  3. É uma situação complicada, porém não justifica a morte de trabalhadores que infelizmente estavam exaltados no momento. Isso é fascismo.

    ResponderEliminar
  4. tudo isso por causa de platina, uma coisa tão inutil no ponto de vista prático..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SEM COMENTÁRIOS, para corrigir seu errou estou postando a pagina da wikipédia sobre platina com algumas das aplicações do elemento...

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Platina#Aplica.C3.A7.C3.B5es

      Eliminar
  5. Meu Deus! QUE FASCISMO! Isso justifica os policiais EXECUTAREM 44 PESSOAS??? O CASO MAIS LÓGICO SERIA UMA RETIRADA TÁTICA DA POLÍCIA!!! Se reequipar e voltar para conter os manifestantes, mas a vida dos policiais é MAIS valiosa que de centenas de manifestantes?

    ResponderEliminar
  6. A escolha havia e sim, se retirar! É bom ver o posicionamento da policia, pelo visto a policia do Rio é composta por sádicos tanto quanto a daqui de SP...

    ResponderEliminar
  7. Isso nos faz refletir a relidade do Brasil, nosso país é uma merda de fraudes, roubos e corrupções e creio que é a melhor coisa a se fazer e açeitar e ficar quietinho em casa, nada de querer sair por aí fazendo protestos, pq na hora que o (bambu enverga) o dedo coça no gatilho isso é instinto! Somos passivos sim graças a Deus

    ResponderEliminar
  8. Vc é um manisfestante e vê um bando de caras armados com pose de que estão prontos para atirar pra matar.

    O que vc faz?

    Corre com facões e paus pra cima dos caras armados !! :-/

    Não que eu esteja justificando a ação dos policiais, mas se exaltar e querer se suicidar aí já é meio demais né. Ou achavam que a polícia só estava blefando?

    ResponderEliminar
  9. Senta o aço nesses baderneiros!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Pois é... mas são trabalhadores lutando por direitos!!! Vamos poupar os bandidos e matar os trabalhadores... isso devia estar até escrito na nossa bandeira. Lembremos que no Rio a Polícia desceu a borracha nos bombeiros! Nos próprios colegas! Matar desconhecido não é nada! Por isso eu gosto de jogar Max Payne ... posso matar dois coelhos num jogo só - quem jogou sabe do que falo. Agora, vem falar de suicidio...ora se fosse assim a polícia não ia lá conversar com a pessoa que quer se jogar do prédio...ia apressa-la para acabar logo com aquilo. Mataram porque queriam matar! Mataram porque não tinham preparo e não estavam nem ai. Se fosse para invadir um presidio... ficariam cheio das nove horas...

    ResponderEliminar
  11. A causa dos manifestantes não importam pra discutir esse assunto.
    A questão deve ser simplificada. De um lado policiais armados. Do outro manifestantes armados.
    Vamos simplificar mais ainda. Imagine que seja apenas uma pessoa de cada lado. Se coloque nessa situação.
    Vem alguém correndo com facão na direção do policial.
    Alguns falaram que eles poderiam ter se retirado.
    Porem a distancia era curta. Quem garante que eles conseguiriam correr mais rápido que o outro que vinha com um facão atras dele.
    Voce correria esse risco? De talvez não correr o suficiente e levar um golpe fatal na cabeça? Correria o risco de perder a sua vida?

    O único erro que vejo nessa situação, não foi dos policiais que estavam la, mas sim de quem mandou eles lá, e não previu que poderia existir confronto, e nesse caso apenas armas não letais evitariam o massacre.

    Mas do ponto de vista dos policiais que estavam la, não vejo o que eles poderiam fazer pra evitar isso. Correr não é uma opção, isso poderia custar a vida deles.

    ResponderEliminar
  12. Nos final.. a gente não pode opniar... devemos ser a nação mais "banana" do mundo... podiam até cagar nas nossas cabeças q não fariamos nada... só ficar reclamando nos blogs da vida. Pelo menos lá tem coragem...

    ResponderEliminar