quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Fatos interessantes sobre canhotos que talvez vc não conheça


Ser canhoto não é fácil. O  mundo é dos destros, mesmo que inconscientemente. Seja numa carteira escolar, com um mouse ou um abridor de latas, o canhoto sempre terá  que improvisar uma maneira de usar esses e outros objetos com a mão esquerda ou então, usar de forma desajeitada a mão direita.

Caco, o sapo, é canhoto. Kurt Cobain também.

Os canhotos representam de 5 a 15 % da população mundial. A maioria dos canhotos desenham figuras voltadas para a direita. Entre gêmeos, existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto. Verdade, eu mataleone tenho um irmão gêmeo e ele é canhoto.

Gagueira e dislexia ocorrem mais frequentemente entre canhotos, principalmente naqueles que foram forçados a “mudar de mão” quando crianças. Tênis, beisebol, natação e esgrima são os esportes onde os canhotos mais se destacam. Existem muitos canhotos entre indivíduos bons em música e matemática.

Quase 40% dos melhores tenistas profissionais são canhotos. Em muitas culturas, crianças canhotas eram obrigadas a usar a mão direita. Existem duas vezes mais homens canhotos do que mulheres. Angelina Jolie é canhota. Canhotos recuperam-se mais rapidamente de derrames do que destros. Canhotos eram severamente discriminados nos séculos 18 e 19.

Estatisticamente, as mães mais velhas têm maior probabilidade de dar è luz a crianças canhotas. Especula-se que, anualmente, morram em torno de 2500 canhotos usando produtos feitos para destros. Canhotos são numerosos entre crianças com QI acima de 131. De modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento. O cérebro dos canhotos é estruturado de forma diferente, de um modo que amplia a gama de suas habilidades. Pessoas canhotas possuem excelente capacidade para processar informações simultâneas. Canhotos tem uma tendência maior a serem gênios criativos.

 Albert Einstein era canhoto! Na Idade Média, escrever com a mão esquerda era passível de pena de morte. Destros vivem mais do que canhotos. Canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois dos destros. Metade dos usuários de computador canhotos usam o mouse com a mão direita. Na Escócia, a família Kerr possuía um número incomum de canhotos e hoje, o termo para “canhoto” na Escócia é kerry-fisted. Por uma questão de design, quase todos os Muppets são canhotos.



O Dia do Canhoto é dia 13 de agosto.

1 comentário:

  1. eai mata poderia postar uma foto de vc e seu brother qualquer dia desses

    ResponderEliminar