Durante aproximadamente uma década, o cineasta John Downer vem unindo a capacidade de pequenas e poderosas câmeras com a natural habilidade de voar de pássaros.
Downer prendeu a animais como o condor e a águia pequenas câmeras e produziu vídeos e fotos do mundo visto das alturas.
As câmeras são montadas nas costas dos pássaros de um modo que não atrapalhe o voo. Para isso, foi preciso um trabalho de engenharia. Downer, em entrevista ao site "Pop Photography", afirmou que teve de usar a menor câmera HD disponível e modificá-la ao ponto desta se tornar simplesmente uma placa de circuitos, com lentes, alguns chips e baterias.
Também eram necessárias lentes bem amplas, para que fosse filmado muito mais do que a perspectiva dos pássaros. As filmagens alcançam todo o entorno, o horizonte, a cabeça do pássaro, suas asas e boa parte do seu campo de visão abaixo.
Chegar a esse ângulo de captura e a qualidade de imagem foi um desafio que só pôde ser realizado nos dois últimos anos da longa produção, quando o equipamento de filmagem já estava bem aprimorado. Outras técnicas que o cineasta utiliza incluem filmar de helicópteros, com planadores e “drones” silenciosos.
Sem comentários:
Enviar um comentário